logo forte defensor perpetuo verde  Logo Ibram SBM Minc  logo FRM TRANSP

Trilhas e Mirantes do Forte do Morro
Proposta de Projeto (2014)

Autoria: Roberto M.F. Mourão, Albatroz Planejamento 

 

forte morro museu forte bromelias smallMuseu do Forte Defensor Perpétuo, Paraty

Forte do Morro ou Forte do Defensor Perpétuo de Paraty

O Forte Defensor Perpétuo ou Forte do Morro, como é conhecido em Paraty, foi construído em 1703 para defender a cidade contra possíveis invasores.

forte morro dom pedro I moldura oval

O tombamento do forte ocorreu em 1957 no Livro de Tombo Histórico e o local foi em seguida restaurado.Recebeu o nome de Defensor Perpétuo em 1822, quando de sua reforma, em homenagem ao imperador D. Pedro I.

No alto do Morro da Vila Velha ou Ponta da Defesa da Forte – lugar que recebeu o primeiro núcleo de povoamento em Paraty. O Centro Histórico aparenta ser uma maquete colonial e a imponência da Igreja da Matriz dificilmente é afetada com essa mudança de escala.

Ao lado temos a Baía de Paraty nos lembrando de que a beleza da Costa Verde está na integração do homem com a natureza. É o único remanescente das sete fortificações que outrora defendiam a cidade.

Edificações
  • Quartel
    De planta retangular construída em pedra com requadros de madeira,
  • Paiol de Pólvora
    De planta quadrada com telhado em pavilhão, e
  • Muralha de Alvenaria de Pedra
    Contornando os terraplenos voltados para o mar. 

 

forte morro promotorio google2011 smallO Forte Defensor Perpétuo de Paraty situa-se sobre um promotório, local do primeiro núcleo de povoamento de Paraty.


Morro do Forte

O Morro do Forte, com área aproximada de 12 hectares, encontra-se localizado na Baía de Paraty, nas proximidades do Centro Histórico de Paraty.

A elevação limita-se a leste com o mar, ao sul, com a propriedade da colônia de pescadores; a oeste é contornado pela Estrada da Jabaquara e a nordeste, junto à foz do Rio Perequê-Açu, com uma propriedade particular à beira-mar. A área adjacente ao morro, também objeto de estudo, compreende alguns trechos de manguezal e o Rio Perequê-Açu.

Tem como uso e ocupação do solo a vegetação predominantemente nativa da Mata Atlântica, assim como instalações do Forte Defensor Perpétuo e do museu denominado Centro de Artes e Tradições Populares de Paraty.

O Morro do Forte, apresenta atrativos de relevante interesse ecoturístico: histórico-cultural, cênico, arqueológico, ambiental e educacional. Neste sentido, a influência socioeconômica do Morro do Forte, reflete no município de Paraty como um todo.

Atualmente, a elevação é ocupada predominantemente por vegetação de espécies nativas. Espaços com gramíneas são observados próximos às instalações do Forte no trecho nordeste, onde pode-se observar também afloramento de rochas. Na porção sudoeste e sul, contornando o morro, encontram-se instaladas arruamentos e construções ocupadas por pescadores e casas de veraneio.

Paraty

O município de Paraty, RJ, tem seu território com 925 Km2, estendendo-se das planícies costeiras ao nível do mar, até picos de quase 1.800m de altitude, com clima tropical úmido e temperaturas médias entre 18º e 30ºC.

As precipitações anuais médias variam entre 1.500 mm e 2.250 mm, consideradas pluviometria de “rainforests”.

“EcoMuseu” Forte Defensor Perpétuo de Paraty
  • EcoMuseu: tendência contemporânea;
  • Mais do que museus voltados para o Meio Ambiente, são museus em permanente diálogo com seu entorno ambiental e sociocultural;
  • Filosofia de construção permanente e coletiva: comunidade diretamente envolvida no processo de formulação, execução e manutenção do museu,
  • Museu voltado para preservação e difusão de conhecimentos relacionados ao meio ambiente, à história e à vida sociocultural locais.
Ações em Andamento
  • Patrimônio, Meio Ambiente e Mobilização Comunitária.
    • Revitalização das construções;
    • Implantação de uma nova proposta museal;
    • Sinalização de Trilhas e Construção de Mirantes;
    • Melhoria nas condições de Acesso;
    • Desenvolvimento de Programa Educativo e Conscientização Ambiental.
  • Ações realizadas pelo IBRAM
    • Obras de recuperação do telhado e dos forros
    • Recuperação dos telhados da Casa da Pólvora
  • Ações realizadas pela Fundação Roberto Marinho FRM
    • Levantamento aerofotográfico do Morro do Forte
    • Inventário de Fauna e Flora
    • Topografia para implementação de Trilhas e Mirantes
    • Projeto de Trilhas e Mirantes / Mapas e Orçamento
    • Jardim dos Colibris (proposta)
Trilhas do Forte Defensor Perpétuo (proposta)forte morro trilhas mirantes

A proposta do Sistema de Trilhas do Forte Defensor Perpétuo é constituído por:

  • 2 trilhas lineares bidirecionais,
  • 2 trilhas circulares, que formam um ‘oito’,
  • 3 mirantes para observação da Enseada de Paraty e do Saco do Jabaquara.

 


logo forte defensor perpetuo verde
Projeto Trilhas e Mirantes do Forte do Morro

 

 


Ecomuseus
Leituras

 

Roberto M.F. Mourão / ALBATROZ Planejamento
Para uso e permissões favor contatar: roberto@albatroz.eco.br

 

 

 

 

Conheça outros projetos...

Reforma de Imóvel em APP, Fazenda Murycana
Reforma de Imóvel em APP, Fazenda Murycana

  Fazenda Murycana, Paraty (atual Fazenda Bananal) Reforma de construção em Área de Preservação Permanente – APP (2014) Alojamento para Pesquisadores     Conceito de Área de Preservação Permanente – APP Conforme define o Código Florestal (Lei Federal nº 12.651/2012): “Área de Preservação Permanente é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, localizada na zona rual […]

Centro Samaúma de Pesquisas Amazônicas
Centro Samaúma de Pesquisas Amazônicas

  Centro de Pesquisas Amazônicas Proposta 2015 Concepção, Projeto: Roberto M.F. Mourão, ALBATROZ Planejamento  Arquitetura: arq. Luciene Quel, Vigliecca & Associados    Resumo Estudo de viabilidade, solicitado em 2015 pelas organizações não-governamentais Amazon Charitable Trust e Viva Rio, para analisar:  os custos de implementação e operação e a viabilidade de investimentos de um centro de pesquisa socioambiental; os custos […]

Haiti: Centro de Hotelaria Viva Rio
Haiti: Centro de Hotelaria Viva Rio

        Centro de Formação em Hotelaria e Ecoturismo Centre Raymond Louis Roy pour Formacion en Hotellerie et Ecotourisme Idealização, Projeto e Coordenação da Construção Roberto M.F. Mourão, ALBATROZ Planejamento e-mail: roberto@albatroz.eco.br    O Centro de Formação em Hotelaria e Ecoturismo (Centre Raymond Louis Roy pour Formacion en Hotellerie et Ecotourisme), situado na Costa de Arcadins […]

Parceiros e Apoiadores