Biogás
Biogás, Dióxido de Carbono, Metano
O Biogás é produzido a partir da mistura de Dióxido de Carbono (CO2) e Metano (CH4), ele é usado como combustível para fogões, motores e geração de energia elétrica.
O Biogás é um tipo de gás inflamável produzido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano, por meio da ação de bactérias fermentadoras em matérias orgânicas (biomassa).
A fermentação acontece em determinados patamares de temperatura, umidade e acidez.
Artificialmente esse processo ocorre através de um equipamento, o Biodigestor Anaeróbico.
O próprio metano não possui cheiro, cor ou sabor, mas os outros gases apresentam odor desagradável.
O Biogás é uma fonte energética renovável, por essa razão é considerado um Bicombustível.
É um biocombustível proveniente de biomassa e, portanto, é uma fonte alternativa de energia renovável (ou limpa), o qual substitui o uso de combustíveis fósseis. Ele é produzido através da fermentação anaeróbica (ausência de ar) de bactérias presentes na biomassa.
As fontes de energias renováveis são aquelas que se regeneram espontaneamente na natureza ou através da intervenção humana, sendo consideradas energias limpas.
Na atualidade, a bioenergia tem sido pauta de muitos debates uma vez que não produz grande impacto ambiental sendo boa alternativa para substituir as fontes de energia não-renováveis como o petróleo e o carvão mineral.
A matéria-prima usada na produção do biogás é de origem orgânica, são aproveitados materiais como esterco (humano e de animais), palhas, bagaço de vegetais e lixo. Essa fonte energética pode ser utilizada como combustível para fogões, motores e na geração de energia elétrica.
No entanto, devido a alta concentração de metano (cerca de 50%) e de dióxido de carbono (acima de 30%), o biogás é um dos principais poluentes do meio ambiente, pois contribui diretamente para o aumento do efeito estufa.
O metano pode ser considerado até 21 vezes mais poluente que o gás carbônico.
Usina de biogás
A instalação de biodigestores para produção de biogás é recomendada para áreas rurais e em espaços urbanos.
Países como China e Índia contam com um grande número desse equipamento em pequenas cidades e propriedades rurais.
No Brasil, os biodigestores são instalados, majoritariamente, na zona rural.
Há intenção de implantá-los em grandes cidades brasileiras, no entanto, a capacidade de processamento do equipamento não acompanha a quantidade de lixo, para superar essa dificuldade seria preciso milhares de biodigestores.
A utilização desse tipo de fonte energética é favorável para a contribuir para a questão do lixo, uma vez que os resíduos orgânicos são as matérias-primas.
Este tipo de energia nos leva à questão tão importante de buscar novas fontes de energia alternativa tais como biogás, biodiesel, pois o planeta precisa de alternativas para substituir as tradicionais, como petróleo, carvão e usinas hidrelétricas, que provocam grande poluição e impactos ambientais.
- Bio-filtros
- Biossistema Integrado
- Biogás
- Biodigestores
- Biogás e Aterros Sanitários
- Compostagem Comunitária de Orgânicos
- Lixões
Roberto M.F. Mourão / ALBATROZ Planejamento
Para uso e permissões favor contatar: roberto@albatroz.eco.br