Trilhas e Mirantes do Forte do Morro
Proposta de Projeto (2014)
Jardim dos Beija-flores

Autoria: Roberto M.F. Mourão, Albatroz Planejamento 

 

 

Jardim dos Beija-flores

Um Jardim dos Beija-flores constitui-se em um espaço, ao ar livre, onde bebedouros com alimento natural especialmente desenvolvido para beija-flores (colibris), semelhante ao néctar que as aves consomem na natureza, atraem espécies regionais.
O Jardim promove também a atração de outros pássaros como cambacicas, saíras e sanhaços.

O espaço conta com placas informativas com as espécies regionais e suas características.

O alimento tem fórmula que contém: sacarose, dextrose, vitamina A, vitamina D3, vitamina E, vitamina K, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6, vitamina B12, vitamina C, niacina, ácido pantotênico, ácido fólico, biotina, acidificante e aditivo antifúngico. Trata-se de uma mistura estável cuja solução preparada no bebedouro pode permanecer disponível para os pássaros por até 5 dias, sem risco de fermentação ou contaminação por fungos e bactérias. 

O uso de açúcar comum ou mel em bebedouros para beija-flores é condenável, pois são caso não haja a manutenção regular e adequada, a mistura fermenta rapidamente, podendo contaminar os pássaros com fungos que causam uma micose na boca/bico e podem levá-los à morte.

Os beija-flores passam o dia em busca do néctar das flores, sua principal fonte de alimento, devido à grande necessidade de energia que requerem. Chegam a visitar cerca de 2.000 flores diariamente para conseguir a quantidade de néctar necessária, que pode chegar a 1,5 vezes o peso de seu corpo.

Localização do Jardim dos Colibris (Proposta)
Jardim dos Beija-flores – La Paz Waterfalls Gardens, Costa Rica

O La Paz Waterfalls é um ecoparque, privado, construído ao longo de uma série de cachoeiras e apresenta diversas atrações tais como: Trilhas e Mirantes, Borboletário (Mariposário), Jardim dos Colibris, além da infraestrutura de alimentação e uma pousada.

Sua missão é preservar e proteger o meio ambiente natural da área, ofertando aos visitantes educação ambiental, entretenimento e diversão de pessoas de todas as idades. Sua estratégia combina um design consciente sobre o meio ambiente com o impacto educacional e sensibilização para os visitantes.

O parque abrange uma área de 28 hectares, incluindo cerca de 16 hectares de floresta. A área de floresta está protegida sob o status de refúgio de vida selvagem privado e estão em processo de reflorestamento dos pastos de uso de proprietários anteriores. É membro ativo Rede de Reservas Particulares da Costa Rica, do programa Bandeira Azul e o programa de pagamento por serviços ambientais.

Fotos de um Jardim de Beija-flores, La Paz Waterfalls Gardes Costa Rica

Fotos tiradas na visita técnica à Costa Rica de grupo de empresários brasileiros, conduzidos pelo Albatroz Planejamento, em 2005, no programa Excelência em Turismo: Aprendendo com as Melhores Práticas Internacionais, parceria Embratur, Ministério do Turismo e Sebrae.

                             

 



Projeto Trilhas e Mirantes do Forte do Morro

 


Ecomuseus
Leituras

 

Roberto M.F. Mourão / ALBATROZ Planejamento
Para uso e permissões favor contatar: roberto@albatroz.eco.br

 

Parceiros e Apoiadores