Hospedagem
Camping
Glamping, Acampando com Glamour
Glamping, acampando com glamour
Glamping é uma junção de “glamour” e “camping” e descreve um estilo de campismo com amenidades e, em alguns casos, serviços de estilo resort, normalmente não associados ao campismo “tradicional”.
Glamping tornou-se particularmente popular entre os turistas do século XXI que procuram os luxos da acomodação em hotéis, juntamente com a recreação do acampamento.
História
A palavra “glamping” apareceu pela primeira vez no Reino Unido em 2005 e foi adicionada ao Oxford English Dictionary em 2016.
A palavra é nova, mas o conceito de que “glamping”, o camping de luxo, mas não é.
No século 16, o conde escocês de Atholl preparou uma luxuosa experiência nas Highlands para o visitante rei James V e sua mãe. Ali, o duque armou tendas luxuosas e encheu-os com todas as disposições do seu próprio palácio de origem.
Provavelmente, o exemplo mais extravagante da vida palaciana na história foi o Field of the Cloth of Gold (Campo do Tecido de Ouro), um encontro diplomático no norte da França em 1520, entre Henrique VIII da Inglaterra e Francis I da França. Cerca de 2.800 tendas e tendas foram erguidas, e fontes corriam com vinho tinto.
Por volta da mesma época, os otomanos tinham barracas ostensivas e palacianas transportadas de uma missão militar para outra. Equipes inteiras de artesãos viajaram com o exército para erguer e manter essas tendas imperiais.
Cerca de 400 anos depois, na década de 1920, um safári africano tornou-se “objeto de desejo” entre os ricos britânicos e americanos. Mas viajantes ricos, mesmo aqueles em busca de aventura, não estavam dispostos a sacrificar conforto ou luxo. De geradores elétricos a banhos dobráveis e caixas de champanhe, os viajantes recebiam todo o luxo doméstico durante a aventura.
Atualmente
Glamping é o equivalente moderno do camping, combinando as amenidades de ontem e a tecnologia atual.
Também chamado de campismo-boutique, camping de luxo, camping elegante ou camping confortável, glamping de hoje apresenta estruturas como yurts, tipis, abrigos, barracas, caravanas vintage, trailers vintage, barracas de safári, chalés e casas na árvore.
Esta tendência surgiu, principalmente, para atender os desejos de quem vive a rotina das grandes cidades e sente a necessidade de se desligar de vez em quando para relaxar e manter a mente saudável. Por isso, em geral, os lugares onde os glampings estão instalados são de natureza quase intocada e beleza de encher os olhos.
Também é bastante indicado para quem quer fazer uma viagem romântica a dois, com muita tranquilidade. É bem provável que o casal consiga ficar bastante tempo a sós em uma experiência assim.
Glamping sites variam de preço de US$ 50 por noite a centenas de dólares por noite, dependendo das comodidades e serviços, que podem incluir roupa de cama nova, banheiros privativos, serviço de alimentação e varandas privativas.
Conceito
Vários grandes festivais agora oferecem aos participantes várias opções de glamping.
Os modernos locais de glamping geralmente se enquadram em 5 categorias distintas:
- Franquias onde o proprietário tem terra e compra em uma das marcas existentes.
- Cama & Café (Bed & Breakfast) onde o proprietário tem uma ou duas unidades em suas terras para fornecer renda adicional.
- Campismo diversificados, locais de propriedade familiar que também fornecem glamping.
- Parques e clubes de férias corporativos que também fornecem glamping.
- Websites especializados de glamping.
Atualmente, espera-se que os locais ofereçam um nível mínimo de conforto para seus hóspedes, incluindo eletricidade, instalações sanitárias com chuveiros, serviço de vigilante 24 horas, aberots 7 dias por semana e outros produtos de primeira necessidade.
Tipos de Hospedagem / Infraestrutura
- barracas
- yurts
- tipis
- abrigos
- barracas
- caravans vintage
- trailers vintage
- barracas de safari
- chalés
- casas na árvore
Campings / Acampamentos
- Campings: Infraestrutura / Tipos / Recomendações
- Campings: Áreas Silvestres / Camping “Selvagem”
- Campings: Proposta de Normatização (2009)
- Campings: Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ – Legislação
- Campings: Ilha Grande, Ordenamento da Praa do Aventureiro (Estudo de Caso)
- Campings: Glamping, acampando com glamour
Infraestrutura de Hospedagem
- Apart-hotel / Flat
- Barco-hotel
- Cama e Café / Bed & Breakfast
- Campings
- Glampling, acampando com glamour
- Hotel
- Hotel Fazenda
- Hotel Histórico
- Pousadas
- Resorts
Assuntos Relacionados
- Hospedagem
- Bem-estar Básico do Turista
- Certificação
- Normas Técnicas
- Certificação de Meios de Hospedagem Norma NBR 15.401
Roberto M.F. Mourão / ALBATROZ Planejamento
Para uso e permissões favor contatar: roberto@albatroz.eco.br