Tambopata Ecolodge, Peru
Autoria: Roberto M.F. Mourão, Albatroz Planejamento, janeiro 2016
Tambopata Lodge
O Tambopata Ecolodge, fundado em 1991, é um dos hotéis de selva localizado às margens do Rio Tambopata.
É um dos nove lodges na região de Puerto Maldonado, Peru, o que faz da região um dos principais destinos ecoturismo na América do Sul.
Situado no coração da Reserva Nacional Tambopata, seu isolamento garante uma estadia agradável e tranquila. A Reserva tem área com cerca de 680 mil hectares, localizado na região sudeste do Departamento de Madre de Dios.
De alta biodiversidade onde é possível observar espécies raras, tais como as ariranhas, sucuris, onças e jaguatiricas.
Com capacidade de 59 hóspedes, é também um dos menores lodges e não tem planos de expansão, pois acreditam que grupos menores, além de proporcionarem uma melhor qualidade na visitação, causam menos impactos negativos à fauna abundante na floresta circundante.
O lodge emprega cerca de vinte funcionários peruanos, a maioria residentes em Puerto Maldonado. Além destes, há guias naturalistas, tanto peruanos como estrangeiros, que estão a serviço dos visitantes, para orientar e informar os visitantes sobre a flora, fauna e aves.
Infraestrutura
Os chalés foram projetados em completa harmonia com o entorno. São construídos em madeira, cobertos de palha, com banheiro privativo e telados para proteção contra insetos. Além dos fechamentos em tela, as camas possuem mosquiteiro.
Não há energia elétrica e a iluminação é feita com lampiões e velas. Alguns edifícios têm painéis de energia fotovoltaica para iluminação.
Há planos de instalação de energia solar para todos os chalés. A água nos quartos vem do córrego Gallocunca situado na parte de trás do hotel, é filtrada e clorada, própria para o banho.
O restaurante funciona 24 horas, servindo alimentação, bebidas e petiscos. Ao lado do restaurante tem um bar e uma pequena loja de conveniência. O lodge conta também com uma biblioteca, uma sala de reuniões, um pequeno museu e uma mapoteca.
Os alimentos são preparados por equipe de profissionais peruanos, que utiliza produtos florestais e receitas tradicionais. Alguns dos pratos são tipicamente peruanos e outros de culinária internacional.
O lodge mantém várias trilhas de ambos os lados do rio, totalizando cerca de 25 km.
A maioria são trilhas circulares começando e terminando no lodge, são bem-sinalizadas e os hóspedes são convidados a explorá-las em seu tempo de lazer. As trilhas do outro lado do Rio Tambopata só podem ser acessadas de barco.
Transporte / Traslados
O transporte para o lodge é feito por barcos, protegidos por teto plástico contra o sol e a chuva, com fechamentos laterais de plástico.
Possuem assentos com encosto e almofadas e são equipados com coletes salva-vidas.
Todos os pilotos são qualificados, experientes e possuem conhecimento do rio e sua fauna.
Flora e Fauna
Sete tipos de ecossistemas florestais são representados, desde a floresta úmida subtropical nas planícies (altitude 250 m, precipitação média anual de 2.500 mm) até a floresta nublada (altitude 1500 m, com média de precipitação anual de 4.000 mm), bem como ecossistemas de savanas tropicais, ao leste da reserva.
Essas florestas são o lar de mais de 20 mil espécies de plantas, que explicam a incrível biodiversidade presente.
Tambopata é a segunda maior reserva natural do Peru (a maior sendo o Parque Nacional de Manu) e é o lar do povo Ese Eja.
Alta biodiversidade
- 900 espécies de aves (cerca de 20% do total mundial), incluindo papagaios, araras, periquitos, tucanos, beija-flores e águias;
- 127 espécies de répteis e anfíbios, incluindo os caimans, anacondas e jiboias;
- 91 espécies de mamíferos incluindo lontras, pumas, jaguares, tapires, jaguatiricas e macacos;
- 230 espécies de borboletas;
- 20 mil espécies de plantas. Tambopata inclui vários tipos de habitats: a floresta amazônica antiga com árvores de mais de 30 metros de altura; bosques de bambu; mangues; pântanos de palmeiras, onde araras azuis fazem ninho; e savanas no setor leste do parque.
Roberto M.F. Mourão / ALBATROZ Planejamento
Para uso e permissões favor contatar: roberto@albatroz.eco.br
Conheça outros estudos de caso...
Trilhas: Estación Biológica La Selva, Costa Rica
Estudos de Caso Estación Biológica La Selva, Costa Rica Trilhas para Contemplação, Estudos e Pesquisas Autoria: Roberto M.F. Mourão, ALBATROZ Planejamento, 2008 Estación Biológica La Selva, Costa Rica Antecedentes Em maio de 2005, liderando um grupo de empresários brasileiros de ecoturismo, em viagem técnica de benchmarking à Costa Rica, conduzidos pelo consultor Roberto M.F. […]
Trilhas: Caminhos do Peabiru
Caminhos do Peabiru Autoria: Roberto M.F. Mourão, Albatroz Planejamento, 2006 Os Caminhos do Peabiru Os Caminhos do Peabiru são um conjunto de trilhas criadas há mais de 3 mil anos, que ligam o Oceano Atlântico ao Pacífico, passando pelo Paraná até o Peru. A antiga rota foi utilizada pelos índios guaranis, kaingang e […]
Estudo de Caso – Wooly’s Off Road Club
Estudo de Caso Club Off Road 4×4 Wooly’s Off Road Wooly’s Off Road Horário de Funcionamento Estamos abertos aos sábados e domingos das 08:00h às 05:00h. Tarifas Preços: US$ 20 por pessoa Passageiros com menos de 10 anos viajam gratuitamente Camping requer taxa de trilha de dois dias Calendário Wooly’s Abertos sábados e domingos. Exceções […]