CCT Capacidade de Carga Turística
Tourism Carrying Capacity
Introdução
Organização / Autoria: Roberto M.F. Mourão, ALBATROZ Planejamento
Introdução
Limites
Você pode definir a Capacidade de Carga Ambiental ou Biológica como a capacidade de um ecossistema para manter organismos vivos, mantendo a sua produtividade, adaptabilidade e regeneração. Ela representa o limite da atividade humana e se for excedido, o recurso irá deteriorar-se.
A gestão da visitação de um espaço turístico, em uma área protegida particular ou pública, deve ser cuidadosamente planejada para atingir os objectivos de conservação para os quais foi criado e, ao mesmo tempo, garantir que os visitantes tenham uma experiência de qualidade e pode atender suas expectativas.
Isso é importante para estabelecer a capacidade dos locais de visitação para uso público pode suportar.
A capacidade de carga é um tipo específico de capacidade de carga ambiental e relaciona-se com o ambiente biofísico e habilidades sociais sobre turismo e desenvolvimento. Representa o mais alto número de visitante que podem usar uma área sem que ocorram danos.
Capacidade de Carga de Espaços Turísticos
Existem vários métodos para regular gestão de visitantes em áreas que recebem visitantes ou mesmo profissionais, sejam estas públicas ou particulares, destacando-se:
- CCT Capacidad de Carga Turistica / Capacidade de Carga (ou Suporte) Turística
- VIM Visitor Impact Management / Manejo do Impacto da Visitação
- LAC Limits of Acceptable Change / Limites Aceitáveis de Câmbio (ou de Mudança)
Estes e outros métodos foram desenvolvidos para atender interesses ou especificidades de departamentos ou, até, países.
A determinação da capacidade de carga é uma ferramenta de planejamento que proporciona uma aproximação com a intensidade do uso de áreas destinadas para uso público que apoia e exige decisões de gestão.
O cálculo é feito através de um processo complexo que deve considerar uma série de fatores:
- ecológicos;
- economicos;
- físicos;
- operacionais;
- sociais;
- econômicos;
- culturais.
Os diversos métodos para o cálculo da CCT tem sido aplicados, com sucesso, em diversas áreas protegidas sul-americanas conhecidas:
- Reserva Biológica Carara, Costa Rica
- Parque Nacional de Manual Antonio, Costa Rica
- Refúgio de Vida Silvestre La Marta, Costa Rica
- Reserva Natural Absoluta Cabo Blanco, Costa Rica
- Reserva Ecológica Monteverde, Costa Rica
- Estação Biológica La Selva, Costa Rica
- Monumento Nacional Guayabo, Costa Rica
- Parque Nacional Galápagos, Equador
- Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, Brasil
Capacidade de Carga Turística (CCT)
“Capacidade de Carga Turística é o número máximo de visitas num determinado período de tempo (dia, mês, ano) que uma área pode suportar, antes que ocorram alterações no meio físico e social”. (Elizabeth Boo, Ecotourism The Potentials and Pitfalls, 1990)
Tipos de Capacidades de Carga e suas Características
- Ambiental: o número de visitantes que pode ser acomodado antes que se iniciem os danos ao ambiente ou ao ecossistema.
- Econômica: o número de visitantes que pode ser recebido antes que a comunidade local comece a sofrer problemas econômicos.
- Física: o número de visitantes que um lugar pode acomodar fisicamente.
- Operacional: o número de visitantes que podem ser atendidos pela infra-estrutura da localidade.
- Perceptiva: o número de visitantes que um lugar pode receber antes que a qualidade da experiência comece a ser afetada negativamente.
- Social: o número de visitantes acima das quais ocorrerá perturbação social ou prejuízo cultural irreversível.
Métodos de Cálculo de Capacidade de Carga ou de Suporte Turístico
Existem vários modelos de planejamento da recreação e de gestão dos impactos da visitação em áreas naturais de maior difusão e aplicação na atualidade.
Esses métodos, desenvolvidos a partir de 1979 pelo Serviço Florestal norteamericano (US Forest Service), quando foi desenvolvimento o método Dispersão das Oportunidades de Recreação (Recreation Opportunities Spectrum – ROS), foram adaptados ou elaborados para atender as necessidades específicas de instituiçoes e/ou países.
Roteiro Metodológico para o Manejo de Impactos da Visitação (ICMBio)
No Brasil, em 2011, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), desenvolveu o método “Roteiro Metodológico para o Manejo de Impactos da Visitação“, com enfoque na Experiência do Visitante e na Proteção dos Recursos Naturais e Culturais.
O método tem como referências os métodos:
- CCT Capacidade de Carga Turística em Áreas Protegidas
- LAC Limite Aceitável de Câmbio
- ROS ou ROVAP Rango de Oportunidades para Visitantes em Áreas Protegidas
- VERP The Visitor and Resource Protection Framework
- VIM Visitor Impact Management.
Capacidade de Carga Turística (CCT)
- CCT – Conceito / Métodos de Determinação
- CCT – Considerações Iniciais
- CCT – Capacidade de Carga Biológica
- CCT – Impactos da Visitação
- CCT – Trilha Macuco, Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu (Estudo de Caso)
Conceitos
- Trilhas – Índice Geral
- Trilhas – Desenho, Usos, Grau de Dificuldade, Traçado
- Trilhas – Uso Recreativo
- Trilhas – Interpretação
- Trilhas – Exemplos de Interpretação Ambiental
- Trilhas – Estudo e Pesquisa: Estación Biológica La Selva, Costa Rica, (Estudo de Caso, 2005)
- Trilhas – Caminhos do Peabiru (Estudo de Caso, 20o6)
- Trilhas – Trilha Inca / Camino Inka / Inka Trail – Impactos, Recuperação (Estudo de Caso, 2003/2008)
- Capacidade de Carga Turística CCT – Trilhas
- Miguel Cifuentes Arias, una vida dedicada a la Naturaleza
- Capacidade de Carga Turística da Trilha Macuco Safari, Parque Nacional do Iguaçu
- Torres e Passarelas de Copada / Canopy Towers & Walkways
- Projeto Trilhas e Mirantes do Forte do Morro, Paraty
Trilhas de Longo Percurso
- Caminhos de Santiago de Compostela (Estudo de Caso, 2015)
- Trilha dos Apalaches / Appalachian Trail
- Trilha Transcarioca
- África, de caminhão de Londres – Dar-es-Salaam, 1985-86
- Wooly’s Off Road Club, USA (Estudo de Caso)
Roberto M.F. Mourão / ALBATROZ Planejamento
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