Infraestrutura: Trilhas
Trilhas de Longo Percurso
Estudo de Caso 
Trilha dos Apalaches / Appalachian Trail
Topografia

Organização / Autoria: Roberto M.F. Mourão, ALBATROZ Planejamento

 

Topografia


Não existem regiões sub-alpinas entre o Monte Rogers na Virgínia e o Monte Greylock em Massachusetts
, principalmente porque a trilha fica abaixo dos 3.000 m pés (9000 m) do Parque Nacional Shenandoah na Virgínia para o Monte Greylock.

appalachian map mountain rangeO Monte Greylock, no entanto, tem uma grande região subalpina, a única floresta desse tipo em Massachusetts, que se estende até 3.000 pés (910 m), o que no sul ficaria longe do ponto de corte sub-alpino.

Isto é especialmente baixo porque Greylock está exposto aos ventos predominantes no oeste, já que as cimeiras ao longo do seu ridge crescem aproximadamente de 200 a 650 pés (61 a 198 m) acima de qualquer outro pico em Massachusetts.

Mais ao norte, vários picos em Vermont alcançam a zona sub-alpina, cujo fundo desce de forma constante à medida que se avança para o norte, de modo que, nas Montanhas Brancas em New Hampshire, muitas vezes ocorre bem abaixo dos 9000 m.

No Monte Moosilauke, que cume quatro mil e quatro mil e meia (1.464 m), é atingido o primeiro ambiente alpino na trilha, onde apenas a flora esporádica esparsa é intercalada com rochas nuas.

Entre as duas regiões é a região de krummholz, onde crescem as árvores descontroladas com os galhos orientados para longe do vento noroeste vigente, dando assim a aparência de bandeiras (geralmente são chamados de “árvores de bandeira”).

appalachian mountain rangeEsta região se assemelha a terras baixas a centenas de quilômetros a norte no Canadá. Também contém muitas espécies ameaçadas de extinção.

A trilha foi reencaminhada sobre a Escala Presidencial de New Hampshire para que o Appalachian Mountain Club possa proteger certas plantas.

O limiar alpino é geralmente entre 4.200 e 4.800 pés (1.300 e 1.500 m).

Montanhas atravessadas pela A.T. acima da série incluem Mount Moosilauke, várias milhas ao longo da Cordilheira Franconia e ao longo da Escala Presidencial.

Nos presidenciais, a trilha atinge até 1.988 m (1.917 m) no Monte Washington e gasta cerca de 13 milhas (21 km) continuamente por cima da linha de treineira, no maior ambiente alpino dos Estados Unidos a leste das Montanhas Rochosas.

Os segmentos da trilha através da Pensilvânia são tão rochosos que os caminhantes se referem à região como “Rocksylvania”. Essas pequenas rochas – resultado da erosão que desgastou a sujeira ao longo das trilhas – podem ser difíceis de caminhar por longos períodos de tempo sem botas com sola rígida adequada.

Em Maine, a trilha se estende para ambientes ainda mais severos, e o crescimento sub-alpino e alpino desce para elevações mais baixas.

O crescimento alpino no estado varia de cerca de 2.500 pés (760 m) na faixa de Mahoosuc a menos de 1.000 pés (300 m) em partes da região selvagem de Hundred-Mile, onde quase todas as áreas acima de 300 metros (1.000 pés) é floresta perene.

Além do pinheiro branco, abeto e cicuta, predominante mais ao sul, o Maine tem muitas árvores de cedro ao longo da trilha.

appalachian glastenbury mountainVista panorâmica do alto de Glastenbury Mountain, Green Mountain National Forest, Bennington, Vermont.

Maine também tem várias regiões alpinas.

Além de várias áreas do Mahoosuc, os Baldpates e Old Blue no sul do Maine têm características alpinas, apesar das elevações abaixo de 1.000 m (3.000 pés). Saddleback Mountain e Mount Bigelow, mais ao norte, cada um deles se estende um pouco acima de 1.000 m, mas tem extensas áreas alpinas, sem crescimento de árvores nos cumes e vistas desobstruídas em dias claros.

appalachian Mount Katahdin topDo Monte Bigelow, a trilha se estende por 150 milhas (240 km) com apenas uma pequena área de crescimento alpino em torno de 1.100 m (300 pés) no topo da montanha White Cap.

O Monte Katahdin (foto à direita), o segundo maior ambiente alpino no leste dos Estados Unidos, tem vários quilometros quadrados de área alpina na cúpula plana de “terra de mesa”, bem como as falésias e aretes que levam a ele.

A linha limite das árvores no monte Katahdin é apenas cerca de 3.500 pés (1.100 m). Essa elevação em Massachusetts dificilmente seria uma região sub-alpina, e, ao sul de Virgínia, é constituída por uma floresta de planície. Isso ilustra a mudança drástica no clima acima de 2.000 km (3.200 km).

Apesar dos ambientes alpinos bem abaixo de 5.000 pés (1.500 m) em New Hampshire e Maine, alguns lugares mais altos mais ao sul não são alpinos. Exemplos incluem Wayah Bald na Carolina do Norte 5,342 pés (1,628 m) e Clingmans Dome no Parque Nacional Great Smoky Mountains 6.643 pés (2.025 m).

 

appalacian relevo parcial vermontGráfico parcial de altitudes ao longo da trilha em trecho no Estado de Vermont, North Sector. Em pés e milhas.  

 



Estudos de Caso – Trilhas de Longo Percurso
Trilha dos Apalaches / Appalachian Trail USA
Para saber mais sobre trilhas

 

Roberto M.F. Mourão / ALBATROZ Planejamento
Para uso e permissões favor contatar: roberto@albatroz.eco.br

 

 

Parceiros e Apoiadores