Ilhéus 93, Descubra o País que é só Natureza.
Estudo de Caso

Autoria: Roberto M.F. Mourão, Albatroz Planejamento

                                                                                                                                                             

2° evento de Turismo Ecológico e Ecoturismo Brasileiro

Introdução

Provavelmente poucos se lembram e muito não têm conhecimento deste que foi o 2° evento de turismo ecológico e ecoturismo no Brasil.

Promovido pela Bahiatursa, órgão oficial de turismo do Estado da Bahia, com apoio da Embratur, Associação Brasileira de Agências de Viagem – ABAV, com apoio de empresas  relacionadas com meio ambiente – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais – IBAMA e o Centro de Recursos Ambientais – CRA, incorporado atualmente ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, órgão executor da Política Ambiental do Estado da Bahia.

Também contou com o apoio da  Secretaria de Turismo de Ilhéus –ILHÉUSTUR e de operadoras de serviços como a Localiza Rent a Car e a extinta VARIG Linhas Aéreas Brasileiras

Vale comentar que historicamente o Estado da Bahia sempre foi um constante e eficaz promotor do turismo estadual, muitas vezes “concorrendo” com seus stands em eventos nacionais e internacionais com a Embratur, sempre levando as cores e alegria baianas a tiracolo.

Certa vez, num evento em Londres, conversando com operadores internacionais, ao dizer que era do Brasil e os levando ao stand da Embratur, me disseram “mas o stand do Brasil não é esse e me levaram ao da Bahia…” (!!!)

Faz-se necessário comentar que o folder do evento provavelmente não seria produzido da forma que foi, com o atual “policiamento correto” – com um “velado” apelo sexual da linda garota montada no burrico. Naqueles tempos sequer se notava esse detalhes.

Apresentação (sic)

A seguir transcreveremos o conteúdo e mensagens do folder distribuído promovendo o evento (N.A.)

“O homem civilizado foi quase sempre capaz de tornar-se temporariamente senhor do seu meio ambiente. Suas principais dificuldades originaram-se em ilusões de que seu domínio temporário fosse permanente.”

Atualmente, temos a preocupação e consciência de ajustar nossas ações, a fim de que cada vez mais possamos nos sentir “Parceiros” da natureza, e não senhores.

O II Seminário Nacional de Turismo Ecológico e a II Exposição de Oportunidades, Bens e Serviços para o Turismo Ecológico, paralelamente, serão mais uma oportunidade de você conhecer e discutir a capacidade do Turismo Ecológico, em preservar e divulgar a importância dos recursos naturais e explorá-los de maneira orientada, tendo em vista que assim procedendo o rendimento de divisas será permanente.

Segundo a Organização Mundial do Turismo, este setor de negócios, que desde a metade da década de 80 já é o maior movimentador de recursos de todas as indústrias no planeta, continua crescer a taxas de 5% ao ano – e o turismo ecológico, que hoje representa cerca de 15% do turismo no mundo todo, cresce a taxas ainda mais elevadas.

Com mais receita, teremos maiores chances de conservar o patrimônio natural e ao mesmo tempo promover a educação ambiental, lembrando que em muitos países a exploração do turismo. dentro de uma visão de curto prazo, mostrou-se nefasta, comprometendo, às vezes para sempre, o meio ambiente e a própria atividade turística.
Com 34 parques, 23 reservas biológicas, 21 estações ecológicas distribui-das em 17 mil hectares e cerca de 8 mil km de praias, o Brasil apresenta a maior área propícia à realização do Turismo Ecológico do mundo

Objetivos (sic)
  • Promover a interacão entre Operadores e Agentes de Viagem, Empresários de Hotelaria e Órgãos de desenvolvimento de Turismo das diversas regiões do País, com vistas a criação de novos roteiros e implementação dos já existentes;
  • Desenvolver o potencial mercadológico e viabilidades de projetos de Eco-turismo, definindo atuação para os setores de Marketing;
  • Formular e desenvolver novos modelos de atividades turísticas que se enquadrem à nossa realidade sócio-econômica e que seiam aplicáveis
    de forma crescente;
  • Avaliar o papel dos Estados e Municípios na divulgação, captação de recursos e financiamentos de projetos de Turismo Ecológico.
  • Discutir as conclusões obtidas durante a realização do l Seminário Nacional de Turismo Ecológico.
Público Alvo (sic)
  • Agentes de Turismo.
  • Operadores de Turismo.
  • Investidores – Empresários dos setores de Turismo Hotelaria, Desenvolvimento Urbano, Indústria etc.,
  • Empresas de Consultoria e Serviços,
  • Bancos de Desenvolvimento Estaduais e Regionais.
  • Secretarias de Meio Ambiente Estaduais e Municipais,
  • Secretarias de Turismo Estaduais e Municipais,
  • Setores de Governo ligados às áreas de Cultura, Meio Ambiente e Turismo,
  • Organizações não Governamentais vinculadas às áreas de Cultura e Meio Ambiente.
Exposição de Oportunidades, Bens e Serviços para o Turismo Ecológico (sic)

Paralelamente ao II Seminário Nacional de Turismo Ecológico, estará ocorrendo a II Exposição de Oportunidades, Bens e Serviços para o Turismo Ecológico, onde os participantes encontrarão o espaço ideal para demonstrar seus produtos e serviços, através do contato direto com um público selecionado e de interesse específico nas oportunidades geradas em torno do Turismo Ecológico.

Esta Exposição colocará frente a frente as Operadoras de Turismo, Agentes de Viagem, Investidores das Áreas de Hotelaria e Empreendimentos Imobiliários, com representantes do turismo de regiões aptas de investimentos e negócios, através da criação de novos roteiros, implementação de outros já existentes e investimentos em equipamentos e infraestrutura.

Proporcionará às Empresas de Servicos e Apoio ao Turismo, bem como às Empresas de Equipamentos de Lazer, Esportivos em geral e Vestuário, uma grande oportunidade para apresentarem seus produtos, encontrando também um ambiente favorável para aproveitamento de novas opções de mercado e realização de excelente negócios.
Temos certeza que a promoção garante o retorno.
Venha participar.

Estandes / Montagem Básica (sic)

Paredes laterais e de fundo, cobertura, carpete aplicado ao piso existente, um spot cada 3 metros, e placa padrão para identificação, área 9 m².
Início: 28/04/93
Término: 30/04/93.

Condições Gerais de Participação (sic)

Passagens Aéreas
Com descontos especiais para participantes do Seminário, que poderão ser adquiridas nas Agências Varig, mediante a apresentação da ficha de inscrição acompanhada do recibo de depósito autenticado pelo banco.

Hospedagem em Hotéis credenciados
Tarifas especiais para participantes do Seminário com desconto iá incluído e válidas de 27/04 a 02/05/93.

Central de Reservas: Grow Turismo
Fone: (073) 231-8741
Fax: (071) 231-8426


Aluguel de Veículos
Locadora Oficial – Localiza, 20% de desconto sobre a tarifa de abril de 93.
Fone: (073) 231-4014 / 2171 – Fax: (073) 231-4224

Taxas de Inscrições

 

                                           


II Seminário Nacional de Turismo Ecológico

 

Roberto M.F. Mourão / ALBATROZ Planejamento
Para uso e permissões favor contatar: roberto@albatroz.eco.br

 

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