Circuito Categoria Verde © Paraty Sport Aventura
 
Atividades ao Ar Livre

Atividades, assim como os Polos ou Destinos Turísticos, com seus atrativos ambientais e histórico-culturais, são os principais indutores de fluxos de vistantes. São as Atividades e os Recursos Culturais, Históricos, Naturais, Cênicos, as paisagens, que fazem com que as pessoas viajem para conhecer e desfrutar dos destinos turísticos. Nesse sentido, as atividades relacionadas ao turismo incorporam o espaço geográfico pelo seu valor paisagístico, para transformá-lo em um espaço de consumo, quer seja de lazer, quer seja profissional. 

Arvorismo 
Arvorismo ou Arborismo é um “esporte radical” que consiste na travessia entre plataformas montadas no alto das árvores, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos como escadas, pontes suspensas, tirolesas e outras atividades que podem ser criadas.
 
A atividade é muito utilizada para lazer e recreação e para estudos de fauna e flora das camadas mais altas da floresta.
Terminologia
Por se tratar de um neologismo recente, não há registro das palavras em dicionários. Para alguns, as duas formas são perfeitamente corretas e adequadas. Para outros, as regras de derivação na língua portuguesa exigem que os derivados sejam compostos a partir dos radicais das palavras, nesse caso “arbol” ou “arbor”, e portanto, “arborismo” seria a forma correta de grafia da palavra.
 
Vale registrar que a introdução do termo “arvorismo” no Brasil foi feito por um francês, praticante do esporte, e com conhecimento limitado da língua portuguesa.
 
 
A norma NBR 15500 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cujo escopo é definir os termos usados nas atividades de turismo de aventura está da seguinte maneira:
 
Arvorismo (ou Arborismo) – locomoção por percursos em altura instalados em árvores ou em outras estruturas. Dentro das atividades de turismo de aventura, o que está se firmando é o termo arvorismo.
 
Arvorismo consiste em realizar percursos no meio das árvores (geralmente se passa nas alturas), passando por diversos obstáculos e dificuldades, além de tirolesas. Há parques que fazem percursos de arvorismo para pessoas atravessarem, as vezes separados em níveis de dificuldades.
 
 
 
 

Roberto M.F. Mourão / ALBATROZ Planejamento
Para uso e permissões favor contatar: roberto@albatroz.eco.br

 

 
 

Parceiros e Apoiadores