Comunidades ou Povos Tradicionais

 

 

Comunidades ou Povos Tradicionais

Comunidades ou Povos Tradicionais são grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição.”

A Constituição Federal diz que:

“Povos e Comunidades Tradicionais são grupos que possuem culturas diferentes da cultura predominante na sociedade e se reconhecem como tal.”

Estes grupos devem se organizar de forma distinta, ocupar e usar territórios e recursos naturais para manter sua cultura, tanto no que diz respeito à organização social quanto à religião, economia e ancestralidade. Na utilização de tais recursos, devem se utilizar de conhecimentos, inovações e práticas que foram criados dentro deles próprios e transmitidos oralmente e na prática cotidiana pela tradição.

Para ser reconhecido como comunidade tradicional, precisa trabalhar com desenvolvimento sustentável.

Em 2004, foi criada a Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Tradicionais, subordinada ao Ministério do Meio Ambiente, com a finalidade, entre outras, de estabelecer e acompanhar a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Tradicionais.

Estima-se que cerca de 4,5 milhões de pessoas fazem parte de comunidades tradicionais atualmente no Brasil, ocupando 25% do território nacional, representados, entre outros, por:  

 


 

 

Roberto M.F. Mourão / ALBATROZ Planejamento
Para uso e permissões favor contatar: roberto@albatroz.eco.br

 

Conheça outros conceitos...

Compostagem Comunitária de Orgânicos
Compostagem Comunitária de Orgânicos

  Compostagem Compostagem Comunitária de Orgânicos   Resíduos Orgânicos  Os resíduos orgânicos urbanos consistem nos restos de alimentos e nos resíduos de jardins e áreas verdes.   Atualmente, a maior parte dos resíduos orgânicos gerados nas cidades brasileiras está sendo disposta em aterros sanitários e lixões, e menos de 1% da massa coletada dos resíduos […]

Ecoturismo
Ecoturismo

  Ecoturismo   Eco-Turismo / Ecotour / Ecotourism / Ecoturismo / Turismo Ecológico Ecoturismo é um neologismo do final do século XX composto por “Eco” e “Turismo”. De acordo com o Oxford English Dictionary, o termo “Ecotour” foi registrado pela primeira vez em 1973 e o Ecotourism, “provavelmente depois do Ecotour”, em 1982. ecoturismo, n. […]

Arquitetura Sustentável
Arquitetura Sustentável

  Arquitetura Sustentável Conceitos   Conceitos  A implementação das ações descritas neste artigo, com vistas à sustentabilidade, além dos ganhos ambientais, implica em menor custo operacional, economia de recursos e extensão da vida útil do edifício. Estes fatores, além de cumprir sua função ambiental, podem constituir importante fator diferencial mercadológico não apenas do ponto de […]

Parceiros e Apoiadores