Proposta de Projeto de Parque Ecológico
Educação e Vivência Ambientais

 

Centros de Educação Ambiental

Instalações ou Centros de Educação Ambiental cumprem uma importante função social tanto em nível educacional quanto em nível recreativo e voltado para o bem coletivo.

Entre os educadores ambientais há praticamente um consenso sobre a importância dos Centros de Educação Ambiental (CEA) no âmbito municipal.

Muitas vezes os CEA tem como enfoque promover um leque de atividades que possam ser oferecidas para torná-los atrativos para a população, mas isso subaproveita esse espaço em seu potencial como instrumento para trazer transformações socioambientais no município. Isso acontece principalmente porque há um descompasso entre o que se entende por Centro de Educação Ambiental e as reais necessidades do município no âmbito ambiental.

É importante lembrar que um Centro de Educação Ambiental é mais do que um espaço físico com oferecimento de atividades de educação ambiental, constituindo-se em uma ferramenta estratégica para mudanças na sociedade.

Em 2011, o Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA publicou a Recomendação número 11 para orientar a adequação de CEAs em acordo com os preceitos da Política Nacional de Educação Ambiental.

Segundo o documento:

É considerado Centro de Educação Ambiental, independentemente de sua denominação, toda iniciativa pedagógica de educação formal, não formal e informal que disponha de espaços e equipamentos educativos, equipe educativa e projeto político-pedagógico.

Assim, o grande diferencial entre um espaço que apenas oferece atividades de EA e um CEA que atua na transformação da população e de seu entorno é a presença de um Projeto Político Pedagógico (PPP).

E o que seria o projeto político pedagógico de um CEA? É um instrumento que norteia a atuação do centro, considerando as características socioambientais da região, o seu histórico e suas potencialidades. O PPP também tem claro objetivos gerais e específicos, e o CEA desenvolve suas atividades para atingi-los.

A recomendação do CONAMA aborda também os possíveis objetivos e parâmetros metodológicos para a construção do PPP, entre outras características.Destacamos alguns objetivos que são essenciais para estar em acordo com os princípios das leis Federal e Estadual que tratam da  Educação Ambiental:

  • pedagogia da práxis e da participação, concebendo a educação ambiental como instrumento para a construção de princípios emancipatórios e valores de sociedades sustentáveis, considerando as dimensões da sustentabilidade social, ambiental, política, econômica e cultural;
  • estímulo à mobilização e à participação em ações cidadãs em prol da sustentabilidade, superando a ênfase individualista na esfera comportamental.

Devido a essa função social, muitos desses centros ao redor do mundo, como museus, aquários, centros de ciências, jardins botânicos, parques, zoológicos, quintais escolares, salas de aula de natureza, etc., recebem subsídios financeiros que lhes permitem fazer frente a parte do despesas de sua gestão.

Programa de Educação Ambiental

No caso do Paraty EcoParque, inicialmente será implementado um Programa de Educação Ambiental com o objetivo de propor ações de educação ambiental junto à população moradora da área de influência do empreendimento, visando aumentar o nível de conhecimento e proteção ambiental de ecossistemas regionais, assim como maximizar os benefícios socioambientais necessários à conservação, proteção e preservação ambiental.

Conforme determina a Instrução Normativa nº 2 do IBAMA:

“deverão ser priorizadas ações educativas de caráter não-formal, voltadas à qualificação e organização dos sujeitos da ação educativa para proposição e/ou formulação e implementação dos projetos socioambientais de mitigação e/ou compensação, bem como o monitoramento e avaliação da sua efetividade”.

O Programa também objetiva incorporar a educação no processo da gestão ambiental do projeto, tendo por base a promoção de reflexões a respeito do empreendimento e de sua inserção local e regional.

Para criar e desenvolver um Programa de Educação Ambiental deve-se planejá-lo e executá-lo de forma mais criteriosa e concreta possível, observando, entre outras, as seguintes etapas:

  1. Identificar as demandas socioambientais da região;
  2. Desenvolver processo de ensino/aprendizagem/sensibilização com a adoção de ações participativas e inclusivas adequadas à realidade das comunidades existentes nas proximidades;
  3. Promover a reflexão em torno das interdependências econômica, social, política e ambiental do local, região e de visitantes;
  4. Estimular o desenvolvimento de uma postura ecológica individual e coletiva, visando à produção de reflexos tanto em questões práticas e cotidianas (tais como diminuição de desperdícios, reutilização e reciclagem de materiais), como em questões mais abrangentes, visando à conservação e preservação do meio ambiente para benefício das gerações atuais e futuras;
  5. Contribuir para a prevenção e a minimização dos potenciais impactos socioambientais decorrentes da construção e operação do empreendimento.

 

 


 

 



Projeto Paraty Ecoparque

Anexos
 

 

© Roberto M.F. Mourão / ALBATROZ Planejamento
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