Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty

Fase III: O Plano Operacional de Desenvolvimento

 

Plano Operacional de Desenvolvimento

O Plano Operacional de Desenvolvimento está detalhado em fichas técnicas que orientam a implementação das ações propostas no conjunto de macro-programas, programas e projetos para estruturar o turismo cultural de Paraty.

No caso de Paraty, alguns aspectos se sobrepõem. Paraty é um município pequeno em termos de população permanente, menos de 40 mil habitantes, mas que recebe grandes fluxos proporcionais nos períodos de alta temporada turística.

Apesar da oferta hídrica do município e da importância desse recurso na manutenção da diversidade ambiental, o sistema de abastecimento de água da população permanente e dos visitantes ainda apresenta sérias deficiências, tanto na capacidade de atendimento quanto na qualidade do que disponibilizado. É necessária a implementação de ações integradas e coordenadas para estabelecer soluções definitivas de infraestrutura e serviços relacionados ao uso dos recursos naturais, sobretudo a água, bem como esforços de recuperação e revitalização dos mesmos.

É importante considerar ainda as características e especificidades de Paraty como destino turístico, cidade escolhida como destino sustentável dentro do programa “Passaporte Verde” da Unesco.

Faz-se necessária a adoção de políticas e posturas claras no sentido de dotar o município da infraestrutura de saneamento básico, mas também orientar e promover a mudança de hábitos, de seus próprios moradores e de seus turistas, dos profissionais e empresários diretamente relacionados ao setor turístico.

Atitudes simples como placas de orientação de consumo de água nos pousadas e restaurantes, política de incentivo ao reuso de toalhas pelos hóspedes, bem como práticas mais econômicas do setor de serviços e de atendimento ao turista.

  • Macro-programa 1 – Infraestrutura Urbana e Ordenamento dos Espaços Públicos
    • P01. Programa de Saneamento
    • P02. Qualidade de Vida & Responsabilidade Social
    • P03. Urbanização e Paisagismo
    • P04. Acessibilidade
  • Macro-programa 2 – Infraestrutura de Apoio ao Turismo
    • P05. Serviços Turísticos
  • Macro-programa 3 – Qualificação dos Serviços
    • P06. Qualidade do Turismo em Paraty
  • Macro-programa 4 – Estruturação dos Produtos Turísticos
    • P07. Caminhos de Paraty – Caminhos do Brasil 
    • P08. Comunidades Tradicionais
    • P09. Práticas da Cultura Viva
    • P10. Roteiros & Serviços Especializados
  • Macro-programa 5 – Planejamento & Gestão
               P11. A Gestão do Destino
  • Macro-programa 6 – Marketing Interno e Sensibilização
    • P12. Consciência Ambiental
    • P13. Valorização Cultural
    • P14. Programa de Identidade Turística
    • P15. Programa de Promoção nos Mercados
    • P15. S1 Promoção para a Imprensa
    • P15. S2 Promoção para o Trade
    • P15. S3 Promoção aos Turistas
    • P16. Programa de Gestão da Informação de Mercado

 

Macro-programa 1 – Infraestrutura Urbana e Ordenamento dos Espaços Públicos
P1. Programa de Saneamento

P2. Qualidade de Vida & Responsabilidade Social

P3. Urbanização e Paisagismo

P4. Acessibilidade

Macro-programa 2 – Infraestrutura de Apoio ao Turismo
P5. Serviços Turísticos

Macro-programa 3 – Qualificação dos Serviços
P6. Qualidade do Turismo em Paraty

Macro-programa 4 – Estruturação dos Produtos Turísticos
P7. Caminhos de Paraty – Caminhos do Brasil

P8. Comunidades Tradicionais

P9. Práticas da Cultura Viva

P10. Roteiros & Serviços Especializados

Macro-programa 5 – Planejamento & Gestão
P11. A Gestão do Destino Turístico

Macro-programa 6 – Marketing Interno e Sensibilização
P12. Consciência Ambiental 

P13. Valorização Cultural

P14. Programa de Identidade Turística

P15. Programa de Promoção nos Mercados – S1. Imprensa

P15. Programa de Promoção nos Mercados – S2. Promoção para o Trade

P15. Programa de Promoção nos Mercados – S3. Promoção aos Turistas

P16. Program de Gestão da Informação de Mercado 

 

 


Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty

  • Fase I: Análise da Situação Atual
    • A Oferta Turística de Paraty
    • A Análise da Situação Atual (2008)
    • A Situação da Oferta Turística
    • Avaliação dos Atrativos e Produtos do Turismo Cultural
    • Conclusões da Análise da Situação Atual: Diagnóstico 
    • O Grau de Aproveitamento Atual 
  • Fase III: Plano de Ação
    • Macro-programa 1 – Infraestrutura Urbana e Ordenamento dos Espaços Públicos
      • P01. Programa de Saneamento
      • P02. Qualidade de Vida & Responsabilidade Social
      • P03. Urbanização e Paisagismo
      • P04. Acessibilidade
    • Macro-programa 2 – Infraestrutura de Apoio ao Turismo
      • P05. Serviços Turísticos
    • Macro-programa 3 – Qualificação dos Serviços
      • P06. Qualidade do Turismo em Paraty
    • Macro-programa 4 – Estruturação dos Produtos Turísticos
      • P07. Caminhos de Paraty – Caminhos do Brasil
      • P08. Comunidades Tradicionais
      • P09. Práticas da Cultura Viva
      • P10. Roteiros & Serviços Especializados
    • Macro-programa 5 – Planejamento & Gestão
      • P11. A Gestão do Destino
    • Macro-programa 6 – Marketing Interno e Sensibilização 
      • P12. Consciência Ambiental
      • P13. Valorização Cultural
    • Macro-programa 7 – Marketing nos Mercados
      • P14. Programa de Identidade Turística
      • P15. Programa de Promoção nos Mercados
      • P15. S1 Promoção para a Imprensa
      • P15. S2 Promoção para o Trade
      • P15. S3 Promoção aos Turistas
      • P16. Programa de Gestão da Informação de Mercado

 

 

 

 

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