Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty

Fase II: A Formulação da Estratégia

A Fase II está totalmente ligada à Fase I, anterior, e as duas juntas permitem explicar a situação atual, e mais do que julgar o que já foi feito, explicar as conclusões do diagnóstico e a solução para os problemas encontrados, definindo o futuro desejado, ou a visão de futuro: o que queremos e o que temos que fazer para que isto aconteça.

A formulação desta estratégia integra os aspectos do desenvolvimento e do marketing turístico, estabelecendo o que deve ser estruturado e promovido.

O que Queremos Ter

Estabelece as diretrizes para Paraty possa se consolidar como uma referência de turismo cultural, no que se refere à sua organização como destino turístico qualificado e posicionamento competitivo: a imagem e o lugar de seus produtos no mercado.

A Visão 2010

O Plano de Desenvolvimento Nacional de Turismo, dentro do qual este Plano se insere, define 2010 como o ano de referência para verificação de resultados de seus programas e ações. A expectativa é que esse período seja suficiente para consolidar o posicionamento e a imagem da cidade como um modelo no segmento de turismo cultural no Brasil:

É essa perspectiva de futuro que indica o caminho pelo qual se processará o desenvolvimento do turismo cultural de Paraty.

O Posicionamento Turístico Desejado

É uma síntese de identidade da imagem desejada e de sua diferenciação no mercado turístico. Baseada na avaliação do potencial dos atrativos turísticos, esta proposta define o posicionamento a partir do que Paraty tem de mais autêntico e original, que destaca também aspectos pouco conhecidos ou com baixo grau de aproveitamento.

O posicionamento desejado estabelece o vértice Cultura/Estímulos. O Eixo Cultura enfatiza as Populações Tradicionais, a Paisagem Cultural (interação natureza e presença humana), o Patrimônio (tangível e intangível), o Centro Histórico, as Vivências Culturais e ofertas de Arte e Cultura. No Eixo dos Estímulos o foco é nas Atividades que esse Ambiente Natural e Cultural propicia: as Festas Populares (profanas ou religiosas) os Eventos Culturais, as Visitas Técnicas/Estudos do Meio/Intercâmbios, os passeios e ações ao ar livre.

Posicionamento Desejado

 

  • Potencializar a cultura autêntica em uma natureza preservada (ou em um contexto natural favorável) e que agrega valor do patrimônio natural.
  • Expressões da tradição, manifestações, modos de vida e fazeres que acontecem em um cenário especial, que está enraizada na paisagem.
O Portfólio de Produtos e dos Mercados Prioritários

O trabalho técnico do levantamento e valoração dos atrativos turísticos permitiu estabelecer um ranking e organizar a grade de produtos do segmento de turismo cultural, o portfólio de produtos turísticos de Paraty. Paralelamente, com base na análise das pesquisas do trade e do turista atual, foram definidos os mercados geográficos prioritários.

Os Produtos Selecionados

A referência conceitual adotada para a seleção dos atrativos e produtos de turismo cultural de Paraty é a noção de “paisagem cultural”, conforme estabelecido na Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural adotada pela Conferência Geral da Unesco de 1972.

A idéia de “paisagem cultural” engloba o convívio singular entre a natureza, os espaços construídos e ocupados, os modos de produção e as atividades sociais e culturais em um território delimitado.

Com base no marco referencial teórico e na análise da potencialidade dos atrativos foi definido o Portfólio de Produtos do Turismo Cultural de Paraty, que consiste em:

Atualmente existe uma concentração da oferta de turismo cultural no Centro Histórico, que é o principal atrativo de Paraty, tanto do ponto de vista da potencialidade quanto em termos de imagem; no entanto, o uso ou aproveitamento do patrimônio histórico e arquitetônico se restringe, quase sempre, a um city tour.

Assim, uma das prioridades é ênfase nos temas da leitura e interpretação desse acervo patrimonial e do conjunto de ofertas derivadas, como os museus e espaços culturais, artes e artesanato, eventos culturais, gastronomia, etc.

Outro aspecto é a estruturação de produtos turísticos a partir da cultura imaterial/intangível, bem como a utilização da paisagem cultural para a prática de atividades lúdicas, de conhecimento, de estímulo.

Quadro de Desenvolvimento de Produtos

Para determinar este Portfólio de Produtos-Mercados, foram consideradas as estimativas de volume por linha de produto, o tamanho dos mercados, o gasto médio do turista e custo de promoção segundo o mercado de origem.

Portfólio de Produtos por Mercado Geográfico

 

 


Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty

  • Fase I: Análise da Situação Atual
    • A Oferta Turística de Paraty
    • A Análise da Situação Atual (2008)
    • A Situação da Oferta Turística
    • Avaliação dos Atrativos e Produtos do Turismo Cultural
    • Conclusões da Análise da Situação Atual: Diagnóstico 
    • O Grau de Aproveitamento Atual 
  • Fase III: Plano de Ação
    • Macro-programa 1 – Infraestrutura Urbana e Ordenamento dos Espaços Públicos
      • P01. Programa de Saneamento
      • P02. Qualidade de Vida & Responsabilidade Social
      • P03. Urbanização e Paisagismo
      • P04. Acessibilidade
    • Macro-programa 2 – Infraestrutura de Apoio ao Turismo
      • P05. Serviços Turísticos
    • Macro-programa 3 – Qualificação dos Serviços
      • P06. Qualidade do Turismo em Paraty
    • Macro-programa 4 – Estruturação dos Produtos Turísticos
      • P07. Caminhos de Paraty – Caminhos do Brasil
      • P08. Comunidades Tradicionais
      • P09. Práticas da Cultura Viva
      • P10. Roteiros & Serviços Especializados
    • Macro-programa 5 – Planejamento & Gestão
      • P11. A Gestão do Destino
    • Macro-programa 6 – Marketing Interno e Sensibilização 
      • P12. Consciência Ambiental
      • P13. Valorização Cultural
    • Macro-programa 7 – Marketing nos Mercados
      • P14. Programa de Identidade Turística
      • P15. Programa de Promoção nos Mercados
      • P15. S1 Promoção para a Imprensa
      • P15. S2 Promoção para o Trade
      • P15. S3 Promoção aos Turistas
      • P16. Programa de Gestão da Informação de Mercado

 

 

 

 

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