Projeto EXCELÊNCIA EM TURISMO
Aprendendo com as Melhores Experiências Internacionais
Viagem Técnica à Costa Rica (2005)
Turismo na Costa Rica, Ciclo de Vida, Competitividade, Situação em 2005
Promoção: Embratur
Parceria: Sebrae Nacional
Projeto – idealização e execução: Roberto M.F. Mourão, Albatroz Planejamento
Ciclo de Vida do Turismo na Costa Rica
Desenvolvimento Turístico da Costa Rica
Resumidamente, o desenvolvimento turístico ocorrido na Costa Rica, se caracteriza como a tabela abaixo:
Após um período de retração, a tendência recente de crescimento pode ter sido ocasionada pelos seguintes fatores:
promoção efetiva para mudar a imagem de destino “Turismo Ecológico” para “Destino Turístico baseado na Natureza”;
- desenvolvimento e fortalecimento do setor empresarial em relação à demanda interna nacional de turismo e os esforços de promoção privada associados a estes;
- Liderança em turismo sustentável e responsável que se reforça com o desenvolvimento e implementação de programa de certificação para a sustentabilidade turística;
- a promulgação da Lei de Incentivos Turísticos, que permitiu melhorar a capacidade de oferecer produtos e serviços que efetivamente valoraram os atrativos do país. Sobre este particular é importante assinalar que os incentivos foram reduzidos paulatinamente no período 1992-1998, até chegar a desaparecer no presente momento.
Fatores de Competitividade Turística da Costa Rica
Os elementos-chave para a competitividade de Costa Rica como destino turístico se mantém como uma relação de vantagem comparativa contra outros destinos e formam parte da história de seu crescimento.
É de suma importância que sejam observados para aplicação no Brasil:
- oferta de densidade de infraestrutura e biodiversidade;
biodiversidade concentrada geograficamente permite que a oferta inclua uma ampla gama de atrativos, produtos e atividades (parques, praias, esportes aquáticos, etc.) que se encontram próximos;
- a dimensão do país facilita a gestão e deslocamentos;
- infraestrutura disponível permitindo acesso aos atrativos;
- estabilidade política reconhecida internacionalmente.
- alto índice de alfabetização, educação de nível médio e de formação universitária;
- alta porcentagem de pessoas com segundo idioma, em geral o inglês;
- mercado local tem várias companhias especializadas;
- fácil acesso do mercado norte-americano;
- tem por imagem de ser um dos principais destinos de turismo de natureza do mundo;
- tem um sistema de áreas protegidas bem estruturado.
Resumo da Situação Atual
Turismo na Costa Rica em Números
Planejamento Estratégico 2002-2012
Para um processo de benchmarking a ser implementado no Brasil, é importante estarmos atentos às diretrizes e ações que a Costa Rica tem tomado face às novas tendências de mercado e paradigmas de sustentabilidade ambiental e econômica.
Atentos às demandas atuais e às atuais tendências do turismo mundial, os gestores, planejadores e empresários costarriquenses passam por uma metamorfose que tem por dimensões principais a organização do espaço turístico e o planejamento estratégico.
A primeira dimensão, organização do espaço turístico, relaciona-se com o manejo do espaço turístico e o ordenamento territorial, básico para a promoção um desenvolvimento turístico equilibrado sob os aspectos ambiental, social e econômico.
A segunda dimensão refere-se com a gestão das variáveis de competitividade, em particular os diferenciais de destinos, produtos e comercialização.
A combinação das duas dimensões deverá resultar em um planejamento integrado de políticas e estratégias que orientem o desenvolvimento futuro da atividade turística da Costa Rica.
Nas devidas proporções, o planejamento, implementação e gestão das regiões / pólos turísticos brasileiros, deverão considerar as novas tendências pois, de certa forma, será como atuar como em “pequenas costa-ricas”.
Benefícios Esperados quanto a Turístico Responsável
promover capacitação, treinamento e pesquisa;
- contribuir para o financiamento da conservação de recursos naturais e culturais;
- promover a participação da comunidade para melhoria da infraestrutura regional;
- promover a participação da comunidade gerando empregos e pequenos negócios;
- promover a educação e sensibilização ambientais de visitantes e das comunidades locais.
- requerer pequenos a médios investimentos;
- promover o uso de tecnologias alternativas (limpas);
- promover a recuperação, restauração e a valorização dos patrimônios culturais e ambientais;
- promover junto aos visitantes uma percepção mais autêntica da realidade local, por meio do contato direto entre pessoas, com cooperação e amizade.
Potenciais Custos / Danos do Turismo Irresponsável
- degradação ambiental;
- mudanças sociais e culturais;
- distribuição não-eqüitativa de benefícios;
- restrição seletiva das oportunidades comerciais;
- deterioração de áreas protegidas, públicas e/ou privadas.
Benchmarking, Aprendendo com as Melhores Práticas Internacionais
- Benchmarking – Projeto Excelência em Turismo, Internacional
- Benchmarking – Costa Rica: Viagem Técnica, 2005
- Benchmarking – Costa Rica: Projeto, Recomendações e Programa
- Benchmarking – Costa Rica: Seleção, Pré-requisitos, Participantes, Programação
- Benchmarking – Costa Rica: Turismo, Ciclo de Vida, Competitividade, Situação em 2005
- Livro Sebrae/Embratur/MMA: Benchmarking, Aprendendo com as Melhores Práticas Internacionais
- Revista Benchmarking: Os Melhores da Gestão Socioambiental Brasileira (2009)
- Relatório Completo da Viagem Técnica à Costa Rica + Anexos, 2005 (pdf)

Mídia
- Benchmarking na ABAV 2010: Benchmarking em Exposição
- Publicação online: Benchmarking em Turismo – Aprendendo com as melhores experiências
Roberto M.F. Mourão / ALBATROZ Planejamento
Para uso e permissões favor contatar: roberto@albatroz.eco.br