Projeto EXCELÊNCIA EM TURISMO
Aprendendo com as Melhores Experiências Internacionais

Viagem Técnica à Costa Rica (2005)
Turismo na Costa Rica, Ciclo de Vida, Competitividade, Situação em 2005

Promoção: Embratur
Parceria: Sebrae Nacional
Projeto – idealização e execução: Roberto M.F. Mourão, Albatroz Planejamento

Ciclo de Vida do Turismo na Costa Rica

Desenvolvimento Turístico da Costa Rica

Resumidamente, o desenvolvimento turístico ocorrido na Costa Rica, se caracteriza como a tabela abaixo:

Após um período de retração, a tendência recente de crescimento pode ter sido ocasionada pelos seguintes fatores:

  • promoção efetiva para mudar a imagem de destino “Turismo Ecológico” para “Destino Turístico baseado na Natureza”;
  • desenvolvimento e fortalecimento do setor empresarial em relação à demanda interna­ nacional de turismo e os esforços de promoção privada associados a estes;
  • Liderança em turismo sustentável e responsável que se reforça com o desenvolvimento e implementação de programa de certificação para a sustentabilidade turística;
  • a promulgação da Lei de Incentivos Turísticos, que permitiu melhorar a capacidade de oferecer produtos e serviços que efetivamente valoraram os atrativos do país. Sobre este particular é importante assinalar que os incentivos foram reduzidos paulatinamente no período 1992-1998, até chegar a desaparecer no presente momento.
Fatores de Competitividade Turística da Costa Rica

Os elementos-chave para a competitividade de Costa Rica como destino turístico se mantém como uma relação de vantagem comparativa contra outros destinos e formam parte da história de seu crescimento.

É de suma importância que sejam observados para aplicação no Brasil:

  • oferta de densidade de infraestrutura e biodiversidade;
  • biodiversidade concentrada geograficamente permite que a oferta inclua uma ampla gama de atrativos, produtos e atividades (parques, praias, esportes aquáticos, etc.) que se encontram próximos;
  • a dimensão do país facilita a gestão e deslocamentos;
  • infraestrutura disponível permitindo acesso aos atrativos;
  • estabilidade política reconhecida internacionalmente.
  • alto índice de alfabetização, educação de nível médio e de formação universitária;
  • alta porcentagem de pessoas com segundo idioma, em geral o inglês;
  • mercado local tem várias companhias especializadas;
  • fácil acesso do mercado norte-americano;
  • tem por imagem de ser um dos principais destinos de turismo de natureza do mundo;
  • tem um sistema de áreas protegidas bem estruturado.
Resumo da Situação Atual

Turismo na Costa Rica em Números

 

Planejamento Estratégico 2002-2012

Para um processo de benchmarking a ser implementado no Brasil, é importante estarmos atentos às diretrizes e ações que a Costa Rica tem tomado face às novas tendências de mercado e paradigmas de sustentabilidade ambiental e econômica.

Atentos às demandas atuais e às atuais tendências do turismo mundial, os gestores, planejadores e empresários costarriquenses passam por uma metamorfose que tem por dimensões principais a organização do espaço turístico e o planejamento estratégico.

A primeira dimensão, organização do espaço turístico, relaciona-se com o manejo do espaço turístico e o ordenamento territorial, básico para a promoção um desenvolvimento turístico equilibrado sob os aspectos ambiental, social e econômico.  

A segunda dimensão refere-se com a gestão das variáveis de competitividade, em particular os diferenciais de destinos, produtos e comercialização. 

A combinação das duas dimensões deverá resultar em um planejamento integrado de políticas e estratégias que orientem o desenvolvimento futuro da atividade turística da Costa Rica.

Nas devidas proporções, o planejamento, implementação e gestão das regiões / pólos turísticos brasileiros, deverão considerar as novas tendências pois, de certa forma, será como atuar como em “pequenas costa-ricas”.

Benefícios Esperados quanto a Turístico Responsável 
  • promover capacitação, treinamento e pesquisa;
  • contribuir para o financiamento da conservação de recursos naturais e culturais;
  • promover a participação da comunidade para melhoria da infraestrutura regional;
  • promover a participação da comunidade gerando empregos e pequenos negócios;
  • promover a educação e sensibilização ambientais de visitantes e das comunidades locais.
  • requerer pequenos a médios investimentos;
  • promover o uso de tecnologias alternativas (limpas);
  • promover a recuperação, restauração e a valorização dos patrimônios culturais e ambientais;
  • promover junto aos visitantes uma percepção mais autêntica da realidade local, por meio do contato direto entre pessoas, com cooperação e amizade.
Potenciais Custos / Danos do Turismo Irresponsável
  • degradação ambiental;
  • mudanças sociais e culturais;
  • distribuição não-eqüitativa de benefícios;
  • restrição seletiva das oportunidades comerciais;
  • deterioração de áreas protegidas, públicas e/ou privadas.

 

 


Benchmarking, Aprendendo com as Melhores Práticas Internacionais



Mídia

 

 

Roberto M.F. Mourão / ALBATROZ Planejamento
Para uso e permissões favor contatar: roberto@albatroz.eco.br

 

 

 

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